1 de fev. de 2011

Executivas se destacam por padrão de excelência, revela pesquisa

Mesmo as mulheres sendo minoria nas empresas (57% das companhias não tem mulheres em cargos altos), elas se destacam como profissionais que buscam o alcance de resultados e altos padrões de excelência. Pelo menos foi isso que a pesquisa "Os Estilos de Liderança e o Clima das Equipes das Executivas Brasileiras" constatou.

Realizado pelo Hay Group, o estudo baseou-se em pesquisas qualitativas com 10 mulheres CEOs e quantitativas com 50 CEOs, além de 225 colaboradores que foram ouvidos sobre o desempenho profissional de 40 mulheres líderes. No levantamento, verificou-se que as executivas valorizam o relacionamento interpessoal e buscam criar harmonia em sua equipe, incentivando a participação de seus colaboradores. Características como estas foram essenciais para apoiar o processo de maior participação do sexo feminino no mercado.

Estilos de liderança
o Hay Group divide os estilos de liderança em seis tipos: coercitivo, dirigente, afetivo, democrático, modelador e treinador. E, de acordo com o estudo realizado, o perfil de liderança da mulher se encaixa mais no modelo democrático e afetivo, seguido do coercitivo. Isso demonstraria que, ainda que seja bom elas exercerem uma liderança flexível e aberta para o diálogo, as executivas precisam trabalhar melhor o lado dirigente. É ele que proporciona a visão e o direcionamento para os colaboradores.

Outro aspecto que poderia ser aprimorado é o perfil de treinador. Ou seja, seria interessante que as profissionais tivessem um foco maior em desenvolver a equipe em longo prazo, contribuindo, dessa forma, para a formação de sucessores e de pessoas chave para a organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário