Na coluna anterior, falamos sobre a importância de causar uma boa primeira impressão, focamos a partir do ponto de vista do outro. Antes de passar algumas dicas (já fui cobrada!), precisamos conversar seriamente sobre a impressão que temos de nós mesmos e, para melhor compreensão, vou explicar um pouco do meu trabalho.Eu adoro ser consultora de estilo e imagem pessoal, principalmente por que aprendi que a primeira coisa que tenho que fazer é analisar o que a pessoa tem de mais bonito e, a partir daí, usar todos os recursos para valorizar ainda mais isto – este é um ótimo exercício! O meu raciocínio é um pouco diferente da maioria dos clientes, que geralmente começam com uma lista das áreas que querem esconder. Claro que ouço tudo com atenção e trabalhamos cada ponto, porém, tenho certeza que o resultado é muito melhor quando começamos com o que favorece.
Muitas vezes, levo o cliente para frente do espelho e mostro o quanto ele ficou ótimo só por ajustar um pouquinho mais a cintura, deixar um pouco mais de pernas para fora, usar mais detalhes no colo, iluminar mais os olhos, tirar um pouco o cabelo do rosto, passar um batom mais colorido na boca...
É incrível como a expressão facial muda na hora - no lugar da cara de dúvida, aparece um sorriso, mudam também os comentários – no lugar de “acho que não vai dar certo”, ouço “gostei, vou usar sábado!”. A pessoa tem outra impressão, abre um sorriso, sente-se mais bonita e faz novos planos.
Ao ter uma impressão melhor de si mesmo, o rosto muda, os gestos mudam, o comportamento muda e tantas mudanças fazem com que os outros mudem também com você! Mas tudo começou com a impressão que você tem de você mesmo!
É este o efeito que eu gostaria que você experimentasse, por isso, convido você a se olhar no espelho (lembre-se, com olhos de consultora de imagem) e procure o que você tem de mais bonito. Esqueça os pneuzinhos, rugas, cabelos brancos, celulite... Só vale enxergar o que você tem de melhor e pense em como valorizar ainda mais isto. Não tenha vergonha de se sentir bonito, de se ver e se comportar como tal... acho que tem alguém aí sorrindo para o espelho!
Luciana Biazzi é especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia para as Organizações. Oferece um trabalho personalizado como consultora de Estilo e Imagem Pessoal, com foco na valorização do indivíduo. Contato: lu.biazzi@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário