Postagens

11 de jan. de 2012

HIPNOSE CONDICIONATIVA NO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA


Como a técnicas da Hipnose Condicionativa pode ajudar dependentes químicos?

A Hipnose Condicionativa, criada no Brasil na década de 80, hoje corre o mundo e está sendo considerada uma das mais importantes ferramentas da atualidade, para tratamentos nos mais diversos tipos de dependência química.

Benefícios gerais:

TRATA QUALQUER TIPO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
NÃO NECESSITA RECURSOS ADICIONAIS.
PODE SER EMPREGADA DE FORMA PREVENTIVA.
SEM NECESSIDADE DE INTERNAÇÃO E/OU ISOLAMENTO.
PACIENTE FICA MAIS PARTICIPATIVO E COLABORATIVO =OS TRATAMENTOS.
ATUA NO PREPARO E REINTEGRAÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE.
AUTOBLOQUEIO DE INFLUÊNCIAS NEGATIVAS DO MEIO.
CRIA CONDIONAMENTOS VOLTADOS A AVERSÃO E REJEIÇÃO DAS DROGAS E ALCOOLISMO.
AUTOCONTROLE NAS CRISES DE ABSTINÊNCIAS.
ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA.
MOTIVAÇÃO GERAL.

Empregada em casos de:  traumas, fobias, síndromes, medos, receios, rejeição, abandono, insegurança, fugas, violência em qualquer grau e gênero, exclusão familiar - social, desvios de comportamento, abstinência, entre outros.

Como a técnica é aplicada nestes casos?

As principais condições para que o tratamento funcione são: A pessoa ter sanidade mental e "querer" parar de usar drogas ou álcool.
O tratamento começa com uma análise pré hipnose, onde o terapeuta passa conhecer de perto o paciente, sua rotina diária, as possíveis causas que possam ter disparado a necessidade do uso das drogas ou álcool, como anda a auto-estima e a motivação do paciente, o que ele espera do tratamento, qual a perspectiva de futuro, de posse dessas informações pode-se arquitetar a sessão de hipnose, em seguida inicia-se a fase de tratamento, onde os primeiros resultados são vistos logo após a primeira sessão.

Uma sessão de Hipnose Condicionativa consiste em 4 fases, sendo: 1) Relaxamento profundo que possibilita afastar o sensor crítico da mente, levando a pessoa ao estado alterado de consciência e percepção. 2) Baixar a frequência mental e fixar o nível do sono terapêutico. 3) Etapa em que é realizado o tratamento, onde são aplicados mecanismos de descondicionamentos e recondicionamentos de memória, controle da abstinência e do mecanismo da vontade, bloqueio de traumas, etc. 4) Saída do sono terapêutico.

Nos casos de drogadição é importante um acompanhamento profissional que orientará não só o paciente durante o período do tratamento, mas também a família do adicto. A pressão psicológica é a grande responsável em casos de recaídas, que poderá ocorrer durante e pós tratamento hipnoterapeutico. Em muitos casos, quando nota-se recaídas constantes, é necessário que o adicto viva longe do convívio familiar.

Qual o índice de melhora ou cura?

O índice de melhora ou cura é grande, principalmente nos casos das pessoas que querem efetivamente e definitivamente se livrarem das drogas ou do álcool, nesses casos o índice pode chegar a 100%, sem crises de abstinências, sem necessidade de internações ou uso fármacos.

Quantas sessões normalmente são necessárias?

Quantidade estimada de sessões em drogadição: de 1 até 5 sessões, mais manutenções quando necessário.
Tempo médio de uma sessão: 1 hora e 15 minutos.

Qual a exigência para o tratamento?

As exigências são: ter sanidade mental e querer resolver o problema, independente da classe social e nível cultural e financeiro.
Idade mínima: 7- 8 anos em diante.
Idade máxima: sem limites.

Tem casos de sucesso?
Especificamente no caso de drogas, os casos de sucesso são muitos, atualmente contamos com um quadro de cerca de 1500 hipnólogos condicionativos no Brasil e Europa, onde são aplicadas as técnicas em cerca de 2.000 pessoas ao dia, num total de aproximadamente 60.000 atendimentos ao mês, dentre esse total de atendimentos estima-se que cerca de 6.000 pessoas são tratadas por mês, só em casos de dependências químicas, um número ainda insignificante para o universo de drograditos existentes atualmente.

O que é drogadição?

Drogadição é termo mais adequado para referir quer a dependência, quer a farmacodependência, quer a toxicomania.

Drogadição significa adição a drogas, conforme o Dicionário Aurélio século XXI. Sua etimologia tem a seguinte explicação: "Adicto", do latim addictu, é um adjetivo, que significa:


Afeiçoado, dedicado, apegado
Adjunto, adstrito, dependente
Em medicina é quem não consegue abandonar um hábito nocivo, mormente de álcool e drogas, por motivos fisiológicos ou psicológicos.

Para manter contato com os Hipnólogos Condicionativos, o Instituto Brasileiro de Hipnologia mantém um catálogo nacional no endereço Instituto de Hipnologia.

Os profissionais da saúde e educação que queiram conhecer essa ferramenta tão poderosa para mudar a vida das pessoas poderão acessar o site acima e conhecer a agenda do único curso de formação em Hipnose Clínica Condicionativa.

Prof. Luiz Carlos Crozera

Nenhum comentário:

Postar um comentário