Postagens

19 de jan. de 2012

DRESSCODE PROFISSIONAL


PARTE I: AMBIENTE FORMAL

Ainda há muitas dúvidas e polêmicas sobre o traje mais adequado para usar no trabalho. Na verdade, tudo depende da cultura da empresa e o segmento que ela representa.
Para ajudar a esclarecer um pouco isto, preparei dois artigos detalhados sobre Dresscode Profissional. Hoje, falaremos do Dresscode Formal e Semi-Formal (traje social). Na próxima coluna, trataremos do Dresscode Informal.

DRESSCODE FORMAL (empresas que exigem trajes sociais)

Feminino: A base são os conjuntos que podem ser usados trocados em si.
Aposte em: terninhos e tailleurs estruturados em tecidos de excelente qualidade, bolsas estruturadas e de material nobre e sapatos fechados (sem mostrar muito os dedos, no máximo um peep toe).
Esqueça o look “conjuntinho combinandinho”, além de sisudo, pode dar a impressão de pessoa fechada e sem criatividade. Para modernizar, aposte em cortes diferenciados (corte da calça, blazers, lapelas, mangas...), cores (que tal trocar o preto por outras cores neutras escuras como berinjela, verde musgo, azul marinho, azul petróleo...) e até estampas discretas e alguns acessórios para incluir um pouco de cor e brilho. Tente usar os conjuntos desmembrados, calça de um com paletó de outro.
Outra sugestão para modernizar o look é usar blusas contrastantes ou estampadas por baixo do paletó. Se o conjunto for básico, é possível colocar ainda mais detalhes na blusa, como laços e amarrações. É muito importante que a blusa seja de excelente qualidade e que esteja em perfeita ordem, pois, caso tire o paletó durante o dia, o look permanecerá elegante. Mais uma sugestão para atualizar o look formal é usar tecidos diferentes, com as novas tecnologias disponíveis. A qualidade do tecido deve ser excelente e o corte deve estar impecável.
Prefira vestidos estruturados e com bom corte e bom tecido. Para modernizar, não esqueça os cortes diferenciados, estampas, texturas leves e das cores.

Masculino: é composto por terno (calça, paletó e colete) ou costume (calça e paletó), camisa, gravata (sempre de excelente qualidade de tecidos e cortes) e sapato estilo oxford. As cores essenciais de terno são: marinho e cinza, o bege entra como terceira opção. Se quiser um terno preto, ainda mais atenção com a qualidade para não parecer uniforme.

DRESSCODE SEMI-FORMAL (empresas que exigem traje social, mas sem muita rigidez)

Feminino: muito parecido com o Dresscode Formal, mas as roupas podem ser ou não de tecidos estruturados, assim como as bolsas, ambos produzidos com tecidos de ótima qualidade. Os vestidos também podem ser produzidos de tecidos estruturados ou não, além dos vestidos que parecem mais com “saia e blusa”.
O segredo é abusar da terceira peça para sofisticar o look. A terceira peça acrescenta uma informação a mais na roupa, além de blusa e calça, ou blusa e saia. Como terceira peça, pode-se usar um colete, blazer, jaqueta, bolero, lenço grande...

Masculino: assim como as mulheres, os homens ainda não estão liberados para usar calça jeans. Usar calça social, camisa e paletó ou blazer (que não precisam fazer conjunto com a calça).
Lembre-se, falaremos do Dresscode Informal na próxima coluna, o mais adotado pelas empresas atualmente e, com certeza, o que mais causa confusão!

Luciana Biazzi é especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia para as Organizações. Oferece um trabalho personalizado como Consultora de Estilo e Imagem Pessoal, com foco na valorização do indivíduo. Contato: lu.biazzi@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário