Quantas vezes você pensou algo de alguém ao conhecê-lo e mudou de opinião após um tempo de convivência? E quantas vezes alguém fez um julgamento errado sobre você e confessou, tempos depois, o quanto havia se enganado? Conheço casais que fizeram uma péssima avaliação inicial, mas que hoje não conseguem imaginar a vida longe um do outro. O mesmo acontece com amigos, vizinhos, chefes...
Situações assim causam surpresa (como alguém pensou isto de mim?) e rendem boas risadas, quando tudo acaba bem, claro! A “segunda impressão” pode, sim, ser a que fica, porém é necessário um tempo de convivência para conseguir mudar a “primeira impressão”.
MAS, quantas possibilidades foram perdidas justamente pela falta de oportunidade de oferecer a “segunda impressão”? É impossível calcular, afinal, uma “primeira impressão” errada pode, definitivamente, fechar as portas para mostrar quem você realmente é e tudo o que pode oferecer.
Pense em uma entrevista de emprego, ao conhecer alguém, ao iniciar um curso, enfim, são situações que você, com certeza, passará uma “primeira impressão”, mas não é garantido que outras oportunidades serão oferecidas para corrigir um possível engano. Muitas pessoas se queixam de não receber uma ligação de retorno, não ter oportunidade de falar tudo o que gostaria, que é mal compreendido, além de dificuldades e barreiras ainda piores.
É natural o cérebro tentar agrupar tudo o que vê, é uma forma de organizar melhor as informações. Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para o cérebro captar e enviar uma “primeira impressão” certa ou errada. A imagem pessoal (roupas, cabelo, gestos...), por exemplo, é essencial para passar uma boa ou má impressão, já que é a primeira coisa que o cérebro analisa ao ver alguém.
Se você quer mais oportunidades para mostrar tudo o que pode oferecer durante o convívio ou relacionamento, cuide primeiro da “primeira impressão”. Para ajudá-lo com isso, escreverei quinzenalmente artigos com dicas e truques para que você seja bem sucedido desde a “primeira impressão”.
Luciana Biazzi é especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia para as Organizações. Oferece um trabalho personalizado como Consultora de Estilo e Imagem Pessoal, com foco na valorização do indivíduo. Contato: lu.biazzi@ig.com.br
COACHING - PNL - Orientação Profissional e Vocacional - Consultoria em Gestão de Pessoas - Desafie seu potencial objetivando satisfação pessoal e profissional - Autoconhecimento - Qualidade de vida - Psicoterapia - Hipnose Condicionativa (medo de dirigir, fobias em geral, administração do tempo, timidez, impotência sexual, desmotivação, obesidade, tabagismo, álcool e outras drogas, depressão, ansiedade, etc).
14 de set. de 2011
Primeira Impressão
Postado por
Sandra R. Blefari Garcia
às
10:13
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário